Por voltas das 14h desta quarta-feira (26), Santa Maria registrou chuva e rajadas de vento. Próximo ao aeroporto, no Bairro Camobi, a ventania chegou a 66,6 km/h, conforme registros.
Segundo a Baroclima Meteorologia, a previsão é de chuva moderada a forte, com temporais isolados e rajadas de vento. O meteorologista Gustavo Verardo explica que a instabilidade é causada por uma Frente Fria, que é o sistema causador de chuva mais comum no Estado. Geralmente, elas se formam na Argentina e Uruguai, avançando para o Brasil.
– O destaque é a fortíssima massa de ar frio de origem polar que vem na retaguarda deste sistema, trazendo muito frio para o início da semana que vem, com geada em diversos municípios do Rio Grande do Sul. Estamos diante de um evento histórico de frio – afirma Verardo.
Verardo alerta que a chuva deve retornar no domingo (30), quando podem ser registrados acumulados superiores a 25 milímetros (mm).
Veja quais foram os acumulados de chuva de Santa Maria e região:*
Rosário do Sul – 17mmJaguari – 13mmSantiago – 11mmCaçapava do Sul – 10mmSão Sepé – 9mmSão Vicente do Sul – 9mmSão Gabriel – 6mmSanta Maria – 6mmRestinga Sêca – 6mmLavras do Sul – 5mm
*Atualizado até às 16h
Assistência
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Santa Maria, Adão Lemos, o órgão não registra ocorrências:
– No momento, não tivemos nenhuma chamada. Estamos em alerta.
Em caso de emergência, a Defesa Civil atende pelo número 199. É possível acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Leia todas as notícias